segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Resumo da 14º Rodada do Brasileirão.



O Fluminense mostrou neste domingo um futebol digno do clube que lidera o Campeonato Brasileiro. Com grande atuação de Conca e Mariano, o clube carioca não teve dificuldades para fazer 3 a 0 no Internacional, no Maracanã.

Com o resultado, os comandados de Muricy Ramalho chegaram a 32 pontos, quatro a mais que o Corinthians, que perdeu por 3 a 2 para o Avaí. O time gaúcho, que tem um jogo a menos, estacionou nos 20 pontos.

Mesmo diante de um adversário desfalcado, o Fluminense demorou para se encontrar na partida. Depois de um início em que o Internacional parecia melhor, o clube carioca cresceu depois dos 15 minutos e abriu o placar aos 19, com Mariano.


O lateral avançou pela direita e chutou da entrada da área. Então, contou com a sorte - a bola ainda desviou na defesa, tirando o goleiro Renan da jogada.

O gol fez o Fluminense tomar o controle definitivo da partida. Dois minutos depois, aos 21, Conca cobrou escanteio pela direita e Washington antecipou-se à defesa, tocando de cabeça para marcar o segundo gol.

Com o argentino em tarde inspirada no meio-campo, o Fluminense manteve o ritmo na segunda etapa. Aos 14 minutos, Conca encontrou Emerson na entrada da área, e o atacante chutou na saída de Renan para fazer 3 a 0.

Em desvantagem, o Internacional perdeu também o equilíbrio emocional. Aos 42 minutos, Rafael Sóbis deu uma entrada dura em Leandro Euzébio e foi expulso de campo.

O próximo compromisso do Fluminense é no domingo, contra o Vasco. Já o Inter enfrenta o Atlético-GO, no mesmo dia, e não terá Rafael Sobis, expulso. Na quarta-feira, o Colorado decide a Libertadores contra o Chivas. Os dois jogos serão no Estádio Beira-Rio.

Confira a classificação do Brasileirão 2010


Para se ter uma ideia, os times que mais se aproximam do Flu, sempre levando em conta a atual rodada, são Ponte Preta, em 2005, e São Paulo, também comandado por Muricy Ramalho, em 2006. A Macaca e o Tricolor Paulista tinham 69% de aproveitamento, com nove vitórias, dois empates e três derrotas. O clube de Campinas, porém, ficou pelo caminho e terminou em 18º, uma posição acima do rebaixamento - a competição teve 22 times. Já o Tricolor paulista terminou campeão com 68,4% dos pontos.

Mas Muricy, tricampeão com o São Paulo, sabe que o desempenho espetacular com apenas pouco mais de 1/3 do torneio disputado não significa garantia de alegria no fim. Nas sete edições por pontos corridos, apenas Cruzeiro e o próprio time do Morumbi eram líderes na 14ª rodada e terminaram com o título. Muito menos a vantagem de quatro pontos para o segundo colocado, o Corinthians, serve de conforto, diz o treinador, lembrando a conquista são-paulina de 2008. Na ocasião, o Grêmio estava na ponta com 44 pontos contra 33 do Tricolor paulista na 20ª rodada.

- A vantagem não é grande coisa, mas são quatro pontos. Não podemos nos entusiasmar muito. É lógico que é legal estar na frente, mas terça-feira tem treino de manhã e de tarde, o trabalho é igual e a cobrança vai continuar. Eu mesmo tenho um exemplo no último título que conquistei de ter tirado uma desvantagem de 11 pontos.

Muricy também tem uma lembrança ruim no currículo, o que certamente servirá para redobrar as atenções nas Laranjeiras. No ano passado, ele dirigia o Palmeiras. Na 23ª rodada, o Verdão liderava e tinha 11 pontos de vantagem sobre o Flamengo, então em novo. A equipe do Palestra Itália entrou em queda livre e terminou em quinto lugar, com 62 pontos, perdendo até a vaga na Libertadores, enquanto o time carioca foi campeão com 67 pontos.

Por isso, apesar da força dos números tricolores, Muricy alerta que o primeiro objetivo é a vaga na Libertadores. Para tal façanha, o momento do Flu é ainda mais confortável, já que a distância para o Cruzeiro, quinto colocado, é de 11 pontos.

- Nosso foco sempre foi a vaga na Libertadores em primeiro lugar. Estamos em um boa situação, mas precisamos manter a seriedade.

Fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/08/flu-tem-melhor-aproveitamento-da-era-dos-pontos-corridos-apos-14-rodadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário