segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Resumo da 17 Rodada do Brasileirão


O elevador do Campeonato Brasileiro trabalhou um bocado na rodada #17, disputada este fim de semana. Como o líder Fluminense e o vice Corinthians estavam tão na frente que ninguém poderia alcançá-los, as mudanças de posição mais importantes aconteceram no meio da tabela. Quatro times subiram a ladeira da classificação, mas outros quatro pegaram o bonde na descida. O Palmeiras foi a equipe que se deu melhor. Com a vitória de virada sobre o Atlético-MG por 2 a 1, foi do 13º para o nono andar do Brasileirão. Parece pouco, mas em um campeonato equilibrado o triunfo fez com que o Alviverde ficasse a dois pontos do G-6 - nada mais do que o G-4 ampliado, pois Santos e Inter, já na Libertadores, estão respectivamente em terceiro e quarto lugar, como veremos mais abaixo.



Já o Galo só não foi para o fundo do poço com a derrota em Ipatinga porque o Goiás perdeu e o Prudente empatou. Mas em 18º lugar e com apenas 14 pontos, o time se atola cada vez mais no Z-4. E ainda teve que aturar a tirada de onda de Kleber, autor do gol do triunfo alviverde.


O Flamengo viveu as emoções de uma vertiginosa montanha-russa. No entanto, os cariocas com certeza não curtiram a brincadeira. O time vencia o Guarani, em Campinas, até os 46 minutos da etapa final. Com direito a pênalti defendido por Marcelo Lomba. O resultado deixaria a equipe com 24 pontos, em oitavo e a um ponto do tal G-6. Mas o carrinho rubro-negro começou sua descida quando Ailson aproveitou um córner e empatou. Cinquenta segundos depois, aos 47, o estreante Reinaldo arriscou de fora da área, a bola bateu em Jean e entrou. Melhor para o Bugre que saltou três posições na gangorra da classificação: de 14º para 11º. O Urubu, por sua vez, teve o dissabor de perder o rumo e despencar de 10º para 13º.


Além de Palmeiras e Guarani, Santos e Internacional completam o grupo dos que subiram, com uma posição cada. O Inter venceu o Botafogo por 1 a 0, gol de Leandro Damião, e já está em quarto lugar com 27 pontos. Mas, como é o atual campeão da Taça Libertadores, está classificado para a próxima edição. Assim como o Peixe, que superou o Goiás por 2 a 0, garantido no torneio continental por ter conquistado a Copa do Brasil. Porém, em terceiro lugar com os mesmo 27 pontos, mas melhor saldo de gols, o Alvinegro Praiano alimenta a mesma ambição que o Colorado: decolar ainda mais no Brasileiro e lutar pelo título. E um confronto direto pode ser decisivo, já que a partida entre as equipes no primeiro turno foi adiada para o dia 13 de outubro. Se houver um vencedor, esse teoricamente reduzirá sua distância para o líder Fluminense a sete pontos.


São esses dois times, aliás, que fazem do G-4 um G-6. Melhor para Botafogo e Cruzeiro, que tropeçaram e não se machucaram. O time carioca, derrotado pelo próprio Inter, caiu de quarto para quinto com 27 pontos. Já a Raposa jogou bem, mas ficou no 1 a 1 com o Vasco, em São Januário, e permanece em sexto com 25 pontos.


A rodada, aliás, não foi mesmo boa para os cariocas. Dos quatro times que experimentaram as sensações da queda na tabela, três são do Rio. Além de Fla e Bota, como dito acima, o Vasco também perdeu uma posiçãozinha. O empate com o Cruzeiro deixou o time da Colina em décimo com 23 pontos. O último time a sofrer na classificação foi o Vitória, descendo de 11º para 14º, com 23 pontos, ao perder para o Corinthians por 2 a 1.

Time da Rodada: Palmeiras, a equipe alviverde, ganhou 3 posições na rodada e saiu do 13º para a 9º posição e o treinador Luis Felipe Scolari já pode respirar mais aliviado.

Jogador Rodada: D'alessandro, jogou demais contra o Botafogo, é um jogador estremamente habilidoso e frio,desequilibrou pro Inter contra o Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário