segunda-feira, 6 de setembro de 2010

1º Turno sem um campeão


Neste fim de primeiro turno do Campeonato Brasileiro com asterisco na tabela, o Corinthians tem diante de si uma escolha entre aspas. O Timão está um ponto atrás do Fluminense (38 a 37) e pode ultrapassar o líder caso vença o jogo adiado contra o Vasco. Ninguém entra em campo para perder, mas resta ao corintiano – e também ao tricolor - supersticioso o dilema: na era dos pontos corridos (a partir de 2003), em cinco anos o vencedor da primeira metade sagrou-se campeão. No entanto, nas últimas duas edições, quem saiu na frente amargou a segunda colocação.

Santos e Internacional transformam G-4 em G-6


As particularidades da tabela de 2010 não se resumem ao jogos adiados. Com os títulos do Santos na Copa do Brasil e do Internacional na Taça Libertadores, o G-4 virou G-6, já que os dois times fecham o turno na 3ª e 4ª posições, respectivamente, e ainda devendo o jogo entre eles, adiado em virtude dos outros torneios.

Além de santistas e colorados, os canecos, por ora, fazem a festa também de cruzeirenses e botafoguenses, que completam este segundo pelotão, todos com 31 pontos. O aproveitamento da dupla, de 54,4%, está próximo da média histórica dos quartos colocados nos pontos corridos, que é de 55%, e faz sonhar.

De esperança também vivem times que conseguiram deixar a parte inferior da tabela. O Atlético-PR vem de reação após frequentar a zona do rebaixamento. De 19º colocado na nona rodada, o Furacão já figura em sétimo. O São Paulo, tão habituado aos primeiros lugares, começa a dar sinais de reação com Sérgio Baresi, que substituiu Ricardo Gomes como treinador.

Já o Ceará, que chegou a ser líder e despencou para o 11º lugar, e Avaí, que de terceiro caiu para 13º, pegaram o elevador para o sentido oposto. A queda dos cearenses é explicada em boa parte pela saída de PC Gusmão, que assumiu o Vasco no lugar de Celso Roth (hoje no Inter) e segue sem perder: são 18 jogos invicto, igualando o recorde de Muricy Ramalho pelo São Paulo em 2008.

Clubes grandes frequentam zona do rebaixamento


E no sobe e desce do elevador do Brasileirão, o Goiás se descuidou com a porta e caiu direto no poço. Da sétima posição na sétima rodada, o Esmeraldino só fez despencar, mesmo após a chegada de Jorginho, que substituiu Leão. Com isso, tirou a lanterninha da mão do Atlético-GO, fiscal da escuridão por 11 rodadas, mas em ascensão com Renê Simões, que entrou no lugar de Roberto Fernandes, contratado anteriormente para, ufa!, ocupar a vaga de Geninho, o primeiro demitido.

Postura diferente tem tido até o momento o Atlético-MG. Considerado um dos favoritos antes do início do Brasileirão, o Galo segura Vanderlei Luxemburgo, rodada após rodada, em nome do projeto da diretoria, mesmo tendo vaga cativa no Z-4 por 11 rodadas. As dez últimas, de forma consecutiva.

Protagonista da última edição, quando ergueu a taça de hexa brasileiro, o Flamengo luta contra a falta de gols. Se tem a melhor defesa, o Rubro-Negro tem o pior ataque do Brasileirão, com apenas 14 gols marcados. As chegadas de Silas para o lugar de Rogério Lourenço, e de Deivid e Diogo para fortalecer o ataque que, depois das saídas de Adriano e Vágner Love conta com Leandro Amaral, Val Baiano e Borja, ainda não surtiram o efeito desejado. O clube está apenas em 14º.


E o fato não chega a ser novidade para o atual campeão, que em 2004, 2005 e 2006 também terminou o primeiro turno com o pé fora da forma. Porém, apesar de começar a flertar com o Z-4, somente o América-RN, em 2007, foi rebaixado por performance semelhante. Ter o melhor ataque, no entanto, já fez o campeão em três oportunidades. Neste caso brilha o Corinthians, com seus 34 gols e o artilheiro da competição Bruno César, com nove gols, ao lado de Elias, do Atlético-GO.

Quando o quesito é defesa, o Goiás deveria começar a se preocupar. Cinco clubes com zagas mais vazadas na primeira metade da competição foram parar na Série B. Título com uma postura defensiva, apenas o São Paulo em 2007.


Time Da Rodada: São Paulo. Poderia destacar o Corinthians que se aproximou do Líder Fluminense, mais não tem como eu não falar da ascedência do São Paulo. Já são duas vitórias seguidas, e todas as equipes já se perguntam será que eles vão chegar novamente? Pois é, o Tricolor Paulista tem tradição e chegada na era dos pontos corridos. E se ganhar mais três seguidas pode ter certeza que eles vão disputar o título.

Jogador da Rodada: Elias - Atlético Goianiense. Como joga bola esse camisa 10 dos Dragões. Tem uma excelente visão de jogo,  bate bem na bola e sabe fazer gols, já tem 9 no Brasileirão e é um dos artilheiros, com o Bruno César (Corithians).

Um comentário:

  1. Corithians tem tudo pra ser o campeão do 1º turno.

    Parabéns pelo Blog!

    Ass: Pedro

    ResponderExcluir