terça-feira, 14 de setembro de 2010

Começa hoje a UEFA CHAMPIONS LEAGUE


O torcedor acostumado a seguir de perto as estrelas da Liga dos Campeões verá muitas caras novas na temporada 2010/2011. Não necessariamente desconhecidas. É claro que Messi, Cristiano Ronaldo e companhia ainda têm muito espaço, conquistado com todos os gols e méritos, mas a conta de times que não disputaram a fase de grupos do último ano chega a 20.

Seis são estreantes: Tottenham (Inglaterra), Twente (Holanda), Hapoel Tel-Aviv (Israel), Bursaspor (Turquia), Zilina (Eslováquia) e Sporting Braga (Portugal). Este último o recordista de jogadores brasileiros no elenco, 13 ao todo. Benfica, Roma e Shakhtar Donetsk vêm em segundo, com oito, este último com dois naturalizados. No total, 86 brasucas estão inscritos (Sandro, ex-Internacional, acabou ficando fora da lista dos Spurs nesta fase). Em uma competição tão globalizada, no entanto, não há número que possa diminuir a emoção dos que ouvem os versos e melodia do hino da Champions no gramado.Seis são estreantes: Tottenham (Inglaterra), Twente (Holanda), Hapoel Tel-Aviv (Israel), Bursaspor (Turquia), Zilina (Eslováquia) e Sporting Braga (Portugal). Este último o recordista de jogadores brasileiros no elenco, 13 ao todo. Benfica, Roma e Shakhtar Donetsk vêm em segundo, com oito, este último com dois naturalizados. No total, 86 brasucas estão inscritos (Sandro, ex-Internacional, acabou ficando fora da lista dos Spurs nesta fase). Em uma competição tão globalizada, no entanto, não há número que possa diminuir a emoção dos que ouvem os versos e melodia do hino da Champions no gramado.



GRUPO A

O atual campeão não pegou a chave das mais fáceis e, ainda que o início de temporada não tenha sido dos melhores, não deverá ter muitos problemas. O elenco é o mesmo que conquistou quatro das últimas cinco competições que disputou. Werder Bremen e Tottenham prometem uma disputa interessante que envolverá três brasileiros - Sandro, ex-Inter, não foi inscrito. Mas, enquanto os alemães perderam a revelação da Copa, Mesut Özil, os ingleses se reforçaram com o zagueiro Gallas e o meia Van der Vaart para uma temporada que promete ser exaustiva. Campeão holandês, o Twente teve seu time praticamente desmontado, inclusive no comando técnico - o ex-goleiro belga Michel Preud'homme substitui o inglês Steve McLaren.




GRUPO B

A condição de semifinalista deu ao Lyon o privilégio de ser um dos cabeças de chave, mas a presença de Benfica e Schalke, dois clubes com elencos nivelados, mantém em aberto qualquer combinação para a próxima fase. Os alemães apostam no veterano Raúl, ex-Real Madrid, e maior artilheiro da Liga dos Campeões, com 66 gols. Os franceses jogam as fichas nos quase R$ 44 milhões investidos no meia Gourcuff. Os portugueses, no entanto, não se encontraram no início de temporada a ainda lamentam o fato de terem perdido suas duas referências no meio-campo: Ramires e Di Maria. Azarões, os israelenses contam com o goleiro Enyeama, aquele mesmo que brilhou diante de Lionel Messi na Copa do Mundo, pela Nigéria.



GRUPO C
 
Se o Manchester United não fez contratações impactantes para a temporada e mantém suas esperanças depositadas em Wayne Rooney, o Valencia simplesmente vendeu suas duas maiores estrelas para atenuar a crise financeira. Sem os campeões mundiais David Silva e David Villa, superar o recheado elenco dos Red Devils é quase um sonho para os espanhóis. Rangers e o Bursaspor, campeões na Escócia e Turquia, respectivamente, devem se candidatar a no máximo um segundo lugar. Com talvez ligeira vantagem para os turcos, que quebraram um jejum de 26 anos ao derrubarem os times tradicionais de Istambul.




GRUPO D
 
O Rubin Kazan não traz boas memórias ao Barcelona por sair invicto de dois confrontos no ano passado, mas não seria exagero dizer que a chave é a mais desequilibrada da competição. Base da Espanha campeã mundial, os catalães se reforçaram pontualmente e, apesar do elenco enxuto, parecem mais encorpados do que na última temporada. Aos russos, que ainda trouxeram o meia brasileiro Carlos Eduardo, resta brigar pela segunda vaga com o perigoso Panathinaikos. O Copenhague, que participa da fase somente pela segunda vez, não parece ser dos adversários mais difíceis.




GRUPO E
 
Os atuais vice-campeões têm a faca e o queijo em mãos. A manutenção da base que fez sucesso na Copa do Mundo (Robben, Schweinsteiger e Müller) somada ao peso da tradição colocam o Bayern como favoritos diante do Roma, ainda que na última temporada os alemães tenham terminado a chave em segundo. Os italianos se reforçaram e ainda contam com muitos brasileiros para evitar o que seria uma improvável eliminação diante dos modestos Basel, da Suíça e do coração de Roger Federer, e Cluj, da Romênia, este último um antigo carrasco dos giallorossi.



GRUPO F
 
"Primeiro" dos milionários estrangeiros, o inglês Chelsea sabe que vencer a Liga dos Campeões já se tornou uma obsessão. Mas, ao bater na trave com o pênalti de John Terry, na finalíssima de 2008, viu o russo Abramovich diminuir gradativamente o investimento. O elenco, no entanto, segue como um dos mais fortes da Europa e capaz de assustar até o campeão francês Olympique de Marselha, que deve brigar pela segunda vaga na chave com os russos e brasileiros do Spartak de Moscou. Ao estreante Zilina, da Eslováquia, resta chamar mais atenção nos gramados do que pelo seu curioso nome.



GRUPO G
 
O destino não gostou tanto dos confrontos entre Real Madrid e Milan na última temporada e reservou mais duas datas para o duelo entre os maiores campeões da Champions. Mais do que isso, proporcionou um embate entre Mourinho, Cristiano Ronaldo e companhia contra o "quarteto de áses" rubro-negro, graças aos reforços no fim da janela de Ibrahimovic e Robinho. Protagonistas da chave, ambos deixam o tracionalíssimo Ajax, do uruguaio Luis Suárez, em segundo plano. O francês Auxerre, pelo andar da carrugem, será um mero figurante.
 
 
GRUPO H


Uma chave que conta com 23 brasileiros não pode ser desconsiderada pelo fato de não ter uma grande potência. O Arsenal, que recusou a vender Fábregas pelos objetivos mais ambiciosos, tenta se desvencilhar justamente da sina de que nada, nada e morre no mata-mata. Os adversários prometem complicar sua vida na chave, visto que o Braga é o responsável pela eliminação do Sevilla, enquanto o Shakhtar ganha cada vez mais corpo junto ao talento de Jadson, Willian e Fernandinho. Já o menos tradicional Partizan conta com o artilheiro das fases eliminatórias, o também brasileiro Cléo, que marcou seis vezes.




  Terça-feira



Twente x Inter de Milão


Werder Bremen x Tottenham


Lyon x Schalke


Benfica x Hapoel Tel-Aviv


Manchester United x Rangers


Bursaspor x Valencia


Barcelona x Panathinaikos


Copenhague x Rubin Kazan






Quarta-feira


Bayern de Munique x Roma


Cluj x Basel


Zilina x Chelsea


Olypimque de Marselha x Spartak Moscou


Milan x Auxerre


Real Madrid x Ajax


Arsenal x Braga


Shakhtar Donetsk x Partizan


FONTE: GLOBO ESPORTE.COM
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2010/09/com-intrusos-e-86-brasileiros-liga-dos-campeoes-inicia-fase-de-grupos.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário