sábado, 11 de setembro de 2010

Resumo da 20º Rodada do Brasileirão.


Não era a de número 22, o tal número dos loucos (no tarô, a carta 22 é a do louco, daí a relação), mas a rodada #20 foi muito doida. Para se ter uma ideia, o líder jogou bem, venceu com facilidade, ampliou sua vantagem sobre o segundo colocado e... entrou em parafuso! Sim, a quinta-feira do Fluminense, que se anunciava como tranquila, foi marcada pelo surgimento de uma crise.


Mas como, se a rodada foi praticamente perfeita para o Flu? Após perder no fim de semana, o Tricolor estreou como mandante no Engenhão e fez jus à palavra: mandou no jogo e venceu o Ceará por 3 a 1. Como se fosse pouco, viu o seu perseguidor mais próximo tropeçar. O Corinthians empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR, na Arena da Baixada, e deixou que o clube carioca aumentasse de um para três pontos a vantagem - são 41 pontos para o Flu, 38 para o Timão (os alvinegros, porém, tem um jogo a menos e podem empatar com os tricolores).

Os tricolores então viveriam uma quinta-feira de louca alegria, né? Errado. Se mandou bem em campo, o Flu mandou mal fora dele. Nesta quinta, Fred deu uma entrevista coletiva para fazer o que não faz desde 25 de julho: atacar. Afastado por conta de uma lesão na panturrilha direita, o artilheiro desancou o médico Michel Simoni. O camisa 9 disse que um exame realizado na quarta-feira revelou uma nova lesão no mesmo local. O motivo do problema, segundo o jogador, teria sido a precipitação do departamento médico ao mandá-lo para os treinos.


- Fiz um exame em São Paulo que mostrou outra lesão na mesma panturrilha. O tendão de Aquiles está zerado. Curei a lesão e precipitaram a volta. Machuquei de novo o local que não estava reforçado. Fui liberado para a parte física na hora errada. Não sei se o Michel vai seguir no clube ou não, mas ele não poderia ter dito que eu estava curado e que estava apenas inseguro.

Para falar a verdade, parecia papo de maluco. Horas antes, Sanches ironizara os tricolores ao dizer que 'contra o Flu não havia erro de arbitragem'. Tudo porque o Timão sofreu o gol de empate do Furacão em um pênalti absolutamente imaginário sofrido por Wagner Diniz assinalado pelo árbitro Jailson Macedo Freitas. O lateral invadiu a área e se atirou, mas sequer conseguiu encostar no zagueiro Leandro Castán.


Porém, verdade seja dita, o gol dos corintianos foi só um pouquinho menos polêmico. Ronaldo tentou cruzar a bola, que bateu na perna e depois no braço do mesmo Wagner Diniz. Bola na cal e gol do Fenômeno, para alegria do bando de loucos.


Ao fim disso tudo, Sanches disse duvidar que algum clube seja favorecido. Ou seja: todo mundo falou e ninguém disse nada. Afinal, ora bolas, o juiz não prejudicou lado algum na Arena... só o dele, é claro. Já o Atlético-PR, vai bem, obrigado. Com 28 pontos, está em oitavo, a seis do G-4.

Botafogo 'loco' de alegria: vitória sobre o Peixe e 3º lugar

Doidos de alegria estão mesmo os botafoguenses. O time venceu o Santos por 1 a 0, no Pacaembu, e já está em terceiro lugar com 34 pontos. O gol, ah o gol... foi de Loco Abreu, ninguém menos. Aliás, golaço: o atacante recebeu de costas para o gol, deu um curto balão no goleiro Rafael e concluiu com muita categoria e sangue-frio. Detalhe: aos 45 minutos, sendo que o centroavante uruguaio saiu da reserva. Loucura pensar no título, apesar dos sete pontos que o separam do Flu? Nem tanto...

Já o Cruzeiro não quis saber de polêmica. A Raposa venceu o Inter por 1 a 0 num golaço de Everton no Parque do Sabiá, na quarta-feira. A vitória sobre o campeão da América mantém o time não só firme na briga por uma vaga na Libertadores, pulando do sexto para o quarto lugar, com 34 pontos. A equipe de Cuca passou o próprio Colorado e o Peixe, ambos com 31 pontos. E também se credencia, sim, à disputa do título.


Aliás, isso ao menos acaba com uma loucura: a ilusão do G-6. Com Bota e Cruzeiro em terceiro e quarto, os quatro primeiros times da tabela voltam a ser os classificados para a Taça Libertadores - antes eram os seis primeiros, já que Inter e Santos já estão garantidos na competição continental - o que dava no mesmo, com o Fogão e a Raposa se classificando. Mas é bom lembrar: colorados e alvinegros praianos têm um jogo a menos e ainda se enfrentarão por partida adiada do primeiro turno.

São Paulo: cabeça no lugar e ascensão

No Morumbi, o São Paulo mostrou que pôs a cabeça no lugar. Após entrar em crise, o Tricolor Paulista dá sinais de recuperaçãoe de que acertou ao apostar nos garotos da base. No dia em que se festejava os 20 anos da chegada de Ceni ao Morumbi, a equipe de Sérgio Baresi, o interino com cada vez mais cara de técnico definitivo, venceu o Flamengo por 2 a 0, gols de Marlos e do veterano Fernandão. São 28 pontos e a oitava posição. Ou seja, sonhar com vaga na Libertadores não é nenhuma insanidade.


Do outro lado, Silas amargou a segunda derrota em três jogos, enquanto o Fla chegou a seis confrontos sem vencer. Com 22 pontos, o Urubu já começa a sentir o cheiro da zona do rebaixamento. Não se pode falar em perda de juízo, mas a substituição de Correa por Vinicius Pacheco após o primeiro gol, com apenas 21 minutos (o gol foi aos oito), deixou a torcida rubro-negra encucada. Mas sem sentido mesmo foi a atitude de Diogo, expulso por simular um pênalti um minuto após ter levado um cartão amarelo, no fim da etapa inicial.

Outro tricolor, só que gaúcho, também deu mais uma prova de sua reabilitação. Mesmo sem jogar bem, a equipe venceu o Atlético-GO por 2 a 0 no Olímpico, gols de Douglas e Borges. A equipe dirigida por Renato Gaúcho agora tem 23 pontos em 14º, afastando-se um pouco do Z-4, o qual frequentou por muitas rodadas. Já o Dragão goiano segue na zona de rebaixamento, com 18 pontos em 17º. Mas seu treinador, René Simões, mostrou que continua fiel ao método Master Mind (treinamento da mente para obtenção de resultados de alta performance ou algo parecido, vá lá).

- Eu só sei que o Atlético-GO, ao fim do Campeonato Brasileiro, não estará no rebaixamento. O Grêmio, não sei.


E o Palmeiras? Está deixando Felipão louco... de raiva. O empate por 1 a 1 com o Vitória, no fim da partida, em Salvador, foi o décimo da equipe na competição. Com 25 pontos, o Verdão não decola: segue em 12º. O treinador perdeu a linha:

 Foram erros absurdos, infantis, típicos de futebol de várzea. Vou dar exemplo do gol que sofremos, veio de um balão do goleiro deles. É um erro gritante, que não acontece nem em jogo de casados contra solteiros de 60 anos.

Mas quem perdeu a razão foi Toninho Cecílio... Perdeu a razão e o emprego. O treinador arrumou confusão com os jornalistas após o jogo., discutindo com algum deles na coletiva. Nesta quinta, o clube baiano anunciou sua saída. O Leão tem 23 pontos, em 15º, pertinho do Z-4.

Aliás, não só Toninho Cecílio engrossou a fila dos desempregados. Mário Sérgio, do Ceará, também dançou. O time nordestino, que frequentou o G-4, está em queda livre, com 25 pontos em 10°. Com as trocas, já são 20 as mudanças no banco de reservas dos clubes da primeira divisão - uma mudança por rodada, em média.

Houve mais gente no bloco dos sem-razão. Vasco e Atlético-MG empataram por 1 a 1 nesta quinta, em São Januário. Com 27 pontos, o Vasco é nono. Já os mineiros ainda penam: têm 18 pontos em 17º, no Z-4. Éder Luís fez o gol carioca, e Ricardinho empatou para o Galo em cobrança de pênalti. Foi a penalidade, aliás, que resultou na expulsão do técnico cruzmaltino PC Gusmão. A infração foi clara, mas não para ele. Expulso por reclamação, ele tentou se justificar,

- Todos viram a forma como fui expulso. Houve inversão de critério. Não estou reclamando do pênalti, mas na falta em cima do Jonathan no lance anterior.

Por fim, um jogo "normal", Prudente e Avaí empataram por 1 a 1 no Prudentão, em São Paulo. Com o resultado, o time nômade da elite do futebol nacional está em 19º com 17 pontos. Já os catarinenses estão em 13º com 24.


Time Da Rodada: Botafogo, ganhou de forma surpreendente do Santos no Pacaembu, com um gol do Loco.

Jogador Rodada: Jefferson (Botafogo), o que esse goleiro agarrou de bola a favor do Botafogo foi brincadeira, pegou tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário