segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Resumo da 21º Rodada do Brasileirão.


A rodada #21 foi das estrelas. Botafogo e Cruzeiro venceram suas partidas e entraram firme na briga pelo título do Brasileirão. O time da estrela solitária e a equipe estrelada chegaram a 37 pontos e, com a derrota do Fluminense para o Atlético-GO, reduziram para quatro pontos a vantagem do líder. Mas não foi só: o vice-líder Corinthians também perdeu, por 1 a 0 para o Grêmio no Pacaembu, e permaneceu com 38 pontos. O Timão, porém, tem um jogo a menos, contra o Vasco, adiado no primeiro turno.


A vitória do time de Joel Santana sobre o São Paulo mostrou que se o Glorioso não tem um elenco estelar, pelo menos tem estrela. Antes do início do jogo, o treinador foi informado que não poderia contar com Herrera, vetado com uma lesão muscular. A dúvida sobre se Loco Abreu jogaria acabava ali, com ele sendo o único atacante do time, enquanto Renato Cajá era confirmado no meio. E quem fez o gol que abriu o caminho para a vitória? O uruguaio, que aproveitou o rebote em chute de Caio. Mais uma vez, Loco não comemorou.

Porém, dessa vez ele tinha um bom motivo: homenagear o zagueiro uruguaio Diego Rodríguez, que faleceu no sábado, dois dias após sofrer um grave acidente de carro. Edno, que entrou no primeiro tempo, no lugar de Marcelo Cordeiro, machucado, fechou o placar. Mas Joel Natalino, um homem que inegavelmente tem estrela, alertou: não quer estrelismo.

- Estamos sempre com aquela sandália (da humildade) e não podemos trocar por uma sapatilha. Sabemos que não conquistamos nada.

Ao tricolor paulista, que vinha de três vitórias seguidas, cabe retomar o rumo novamente. Com 28 pontos em nono, o G-4 está distante, mas não impossível.

Em Florianópolis, o Cruzeiro mostrou que pode contar com as estrelas de seu uniforme. Após abrir o placar com Roger, de pênalti, o time teve muita sorte ao ampliar. Já com um jogador a menos (Marquinhos Paraná foi expulso), o time fez 2 a 0 com Thiago Ribeiro. Ou melhor, para ser mais justo, fez 2 a 0 com a trave e as costas do goleiro Renan. A bola, após tocar no poste, voltou, bateu no arqueiro do time catarinense, já caído, e entrou mansamente. O afortunado Thiago Ribeiro não pôde ignorar a ajuda do destino.


- A bola já merecia ter entrado na primeira. Contei bastante com a sorte, a bola pegou no goleiro e entrou - disse.

Do lado avaiano, a coisa está feia. Tanto que nem o gol de honra de Laércio foi o destaque da equipe. O que mais chamou a atenção foi a reação de Antônio Lopes, na volta do intervalo, ao saber que havia sido expulso pelo árbitro André Luiz Castro.

- Você fica na sua. É sacanagem você me expulsar. É o cacete, eu tenho que passar por aqui - disse, ao responder o juiz, que justificara a exclusão do treinador por ele ter invadido o campo.

Tamanho nervosismo até se justifica: o Avaí está a ver estrelas. Há sete jogos sem vencer, permanece com 24 pontos em 14º, perto da zona de degola.

Grêmio, Guarani e Ceará também comemoram

Mais três times têm motivos de sobra para comemorar: o Grêmio, que venceu o Corinthians por 1 a 0 dentro do Pacaembu, com um golaço de Douglas, foi aos 26 pontos e agora está em 12º, distanciando-se um pouco da zona vermelha. O Guarani foi o time que mais subiu na rodada após vencer o Atlético-PR por 1 a 0, em Campinas. O Bugre pulou três posições e foi para sétimo, com 29 pontos. O Ceará foi outro coadjuvante que dormiu um sono mais tranquilo de domingo para segunda. O Vozão derrotou o Santos por 2 a 1 no Castelão, foi a 28 pontos, na décima posição, e deu um chega pra lá no jejum de vitórias que já durava seis jogos.


Se nada fosse escrito sobre Palmeiras 0 x 0 Vasco, um ‘clássico jogo dos horrores’, talvez nenhum torcedor sentisse falta. Mas é importante reforçar que, de empate em empate, dois pontos são perdidos, e os dois times vão ficando ‘perdidos’ no meio da tabela, com forte tendência à desvalorização e queda. Enquanto o time de São Januário foi a 28 pontos, ficando na 11º colocação. O Verdão tem agora 26, em 13º, já ameaçado pela zona de rebaixamento.

Dentro do Z-4, os dois Atléticos, mineiro e goiano, deram um alento a seus torcedores ao vencerem na rodada. O Galo bateu o Grêmio Prudente por 1 a 0 com um gol de Obina no fim, em Sete Lagoas, foi a 21 pontos, na 17ª colocação. Os goianos, que bateram o líder, têm 20 e pularam para a 18ª posição. Ambos podem sair da zona de rebaixamento na próxima rodada, caso vençam Atlético-PR e Santos, respectivamente, e Flamengo e Vitória percam seus jogos.


O Prudente, próximo adversário do Fla, está na 19ª colocação, com 17 pontos e não parece ter forças para se recuperar. Já o lanterna Goiás, também com 17, tem melhorado e indica que, pelo menos pode ensaiar uma arrancada à superfície.

No sábado à noite, em Volta Redonda, o duelo dos desesperados rubro-negros. Os cariocas do Flamengo contra os baianos do Vitória. E foi emocionante até o fim, mais precisamente aos 45 minutos do segundo tempo, quando Kleberson, que havia feito dois gols e empatado o jogo em 2 a 2 aos 39, chutou com categoria uma bola no travessão e quase virou herói. Não virou, e o atual campeão brasileiro segue coladinho, em 16º, com uma das mãos dadas com a zona do rebaixamento, com 23 pontos. O Leão do Barradão tem 24, está em 15º, e aposta no técnico Toninho Cerezo, que deve ser apresentado nesta segunda, para evitar mais uma queda em sua história.

Na parte disciplinar, foram 43 amarelos e três vermelhos recebidos pelos jogadores dos 20 times. Em matéria de bola na rede, a Série A continua mal das pernas: no fim de semana foram marcados apenas 18 gols, média de 1,8 por jogo. Ainda foi melhor que a 11ª rodada, na qual apenas 16 gols foram marcados, mas não há motivo para empolgação. Entre os artilheiros, Washington, que fez o gol do Fluminense na derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO, em Goiânia, se juntou a Bruno César, do Corinthians, e Elias, do próprio time goiano, com nove.


Time da Rodada: Cruzeiro, depois de 4 vitórias seguidas a euiqpe mineira se aproximou dos líderes do campeonato.

Jogador da Rodada: Geraldo, o camisa 10 do Ceará jogou muito contra o Santos, deu vários passes,  driblou, marcou e fez o gol da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário