sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Resumo da 24º Rodada do Brasileirão




Rodada # 24: Libertadores 'encolhe' e Timão e Flu seguem puxando o ritmo


Vaga 'cassada' pela Conmebol acirra a briga nas posições mais altas da tabela; líder e vice-líder brilham, enquanto zona da degola segue estávelApertem o passo, a vaga sumiu! Por determinação da Conmebol, o G-4 virou G-3, e a Libertadores ficará menos verde-amarela no ano que vem. A canetada de quarta-feira em Assunção, no Paraguai, acabou tendo consequências mais importantes do que tudo que foi feito em campo nos dez jogos da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. E olha que houve dois duelos definindo posições lá no alto da tabela.


O Corinthians foi à Vila Belmiro na quarta-feira e manteve a ponta ao bater por 3 a 2 o Santos de Neymar, o déspota teen local. O projeto de monstro até fez um gol, mas não foi nenhum bicho papão. A vitória foi selada com uma jogada ensaiada - ou melhor, simulada em um programa de computador mais associado ao mundo corporativo. Com um detalhe: o Powerpoint do técnico Adílson Batista certamente não previa a colaboração do árbitro Carlos Eugênio Simon, que ignorou o impedimento de Danilo, autor do cruzamento que Paulo André transformou em gol.

No Engenhão, na noite de quinta, o Fluminense seguiu na vice-liderança, a dois pontos do Timão (que tem um jogo a menos), graças à sova aplicada no Atlético-MG. Apenas 6 mil torcedores assistiram ao jogo, mas a mensagem está bem espalhada agora: o Tricolor segue na briga, inclusive com saldo de gols melhor que o do rival de cima.


Os 5 a 1 fizeram uma vítima ilustre, Vanderlei Luxemburgo, vestido à altura da ocasião importante (não é todo dia que alguém consegue abraçar uma multa rescisória com valores astronômicos - especula-se que são 7 milhões de dólares). De terno Armani e gravata cor de rosa, o treinador assistiu a mais uma jornada pra lá de apática de seus comandados, com destaque negativo para o outrora aguerrido Diego Souza.

O meia entrou no intervalo, no lugar de Obina (que estava bem no jogo), e foi expulso por atropelar Carlinhos em um carrinho por trás. Nesse momento, Luxa, já desanimado, apenas deu um sorriso irônico e botou a mão na cintura. A besteira do jogador não mereceu sequer um palavrãozinho...


Na entrevista após o primeiro tempo, Daniel Carvalho já tinha resumido com uma gafe o momento inglório do Galo:

- Tomamos um gol em falha individual. De todo mundo... Falha individual de todo mundo - repetiu o atacante gaúcho, na transmissão do SporTV.


O Atlético-MG é o mais ilustre locatário da zona de rebaixamento. Está em 18º lugar, com 21 pontos, dois menos que o Atlético-GO, 17º, e quatro abaixo do Avaí, que foi visitar o Vitória, perdeu por 3 a 0, e ficou perigosamente próximo da turma da degola. A 14 rodadas do fim do campeonato, ainda é cedo para fatalismos, mas os quatro últimos colocados (Goiás, 21 pontos, é o penúltimo, e Grêmio Prudente, com 17, lanterna) vêm mostrando pouco poder de reação.

O Cruzeiro segurou sua terceira colocação com uma vitória por 2 a 0 sobre o Ceará em Sete Lagoas (MG). Depois de mandar ofício à CBF reclamando da arbitragem do empate em 2 a 2 com o Botafogo, o time mineiro viveu o outro lado da situação: foi beneficiado por um erro de Cláudio Francisco Lima e Silva, que anulou gol legítimo de Marcelo Nicácio que deixaria o jogo empatado aos 42 minutos do segundo tempo.


No Engenhão, o Botafogo, quarto colocado com 39 pontos, teve que se contentar com sofrido 2 a 2 diante do rei dos empates, o Vasco. Com 10 em campo - Herrera foi expulso -, o Alvinegro chegou ao empate com um pênalti convertido por Loco Abreu aos 47 do segundo tempo. Batido sem cavadinha ou deboche, mas comemorado com um gesto alusivo aos testículos - sinônimo de macheza para povos de cultura ibérica - e alguns palavrões. Aos 20 minutos do segundo tempo, o uruguaio, cinco gols nas últimas cinco partidas, protagonizou um lance estranho: querendo "carimbar" algum adversário na intermediária adversária, deu um bico contra o próprio campo, que resultou em escanteio para o Vasco.

- Que foi? Nunca 'xogou' futebol??? - irritou-se Abreu, com sotaque, ao responder ao repórter da TV Globo após a partida.


Em Curitiba, o Atlético-PR jogou sério e derrubou ninguém menos que o campeão da América, o Inter. Um a zero, marcado em cobrança de falta pelo bom e velho Paulo Baier. Ficou em sexto lugar, um ponto atrás do próprio Colorado, o quinto, e segue de olho na Libertadores também.

Mais do que nunca, na terço final do Brasileirão, é preciso jogar e jogar muito. Seja futebol, 'muricybol', ou qualquer coisa que, planejada em computador ou truque manjado, resulte em gols. O sarrafo da Libertadores subiu e, independentemente das vilanias vindas de Assunção, há indícios de que a briga pelo titulo e pelo G-3 serão acirradas até o fim. Não tem cavalo paraguaio neste Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário