segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Resumo da 25º rodada do Brasileirão.


O gol de Andrezinho aos 47 minutos do segundo tempo não foi determinante para a troca de posições na liderança do campeonato. O Flu, com saldo de gols melhor que o do Corinthians (porém um jogo a mais), terminaria esta 25ª rodada na frente mesmo se o Timão tivesse segurado o 2 a 2 com o Inter em Porto Alegre. Mas o chute da "melhor chapa do Brasil" - segundo o comentarista Caio Ribeiro - desviado na barreira deu a vitória ao Colorado e deflagrou taquicardia coletiva em diversos pontos do país.


Graças ao lance de sorte e competência, o Inter de D'Alesandro e Alecsandro deixou os comandados de Adílson Batista com 47 pontos, um a menos que o Fluminense. Foi uma vitória daquelas de lavar e perfumar a alma, com direito a gol e drama do predestinado Tinga (que saiu lesionado após marcar), muita pressão alvinegra no segundo tempo e um segundo gol de empate sofrido aos 45 minutos (Bruno Cesar, cobrando pênalti). Cantos e provocações no Beira-Rio deixaram a certeza de que as conquistas internacionais dos últimos anos não cicatrizaram a ferida aberta pela perda do Brasileirão 2005 (quando o rival paulistano foi campeão): "PQP! Libertadores o Corinthians nunca viu". E o Colorado segue na briga por um título que não vence há 31 anos: está em quarto lugar, com 41 pontos - sete a menos que o Tricolor, mas com um jogo a menos.

Belo horizonte para o novo líder


A alegria às margens do Guaíba ecoou no Rio de Janeiro e na Bahia, onde o novo líder, o Fluminense, cumpriu suas obrigações ao vencer o Vitória por 2 a 1. O argentino Conca fez bem até o que não costuma fazer: marcou o primeiro gol do jogo em cobrança segura de pênalti. Muricy saiu do Barradão com horizontes teoricamente mais tranquilos pela frente: os próximos dois confrontos são contra o Avaí (que goleou o Ceará por 4 a 0, mas ainda está perto da degola), em Volta Redonda, na quarta-feira, e contra o lanterna Prudente, em Presidente Prudente-SP, no sábado. O Corinthians tem missão mais complicada na quarta, quando recebe o Botafogo no Pacaembu. Depois, também em casa, pega o Ceará, que ganhou apenas dois pontos nos últimos quatro jogos e vem de um atropelamento na Ressacada: tomou de 5 a 0 do Avaí, maior goleada da rodada.

O Alvinegro carioca, quinto colocado, 40 pontos, deixou o Engenhão amargando seu 1 a 1 com detalhes típicos do folclore do clube: o adversário, o Atlético-PR, que está em sétimo lugar, com 38 pontos, fez o gol de empate aos 45, com Guerrón, em contra-ataque fulminante após um passe errado de Elizeu, que tinha acabado de entrar. E Caio ainda meteu um chutaço no travessão, aos 47 do segundo tempo. De qualquer modo, os dois times ainda sonham em participar da Libertadores em 2011.

'Monstro' emerge novamente - agora sem polêmica

O Cruzeiro, dono provisório da "última" vaga na competição, segue não muito distante, com 44 pontos, em terceiro lugar. Mesmo depois de tomar uma piaba do Peixe: 4 a 1 em Barueri, com direito ao "monstro Neymar" emergindo - dessa vez positivamente. Aos 45 minutos, com o placar favorável, em vez de passar o pé sobre a bola ou provocar adversários, ele partiu para cima do marcador e marcou um belo gol. Saiu sem dar entrevistas e usou a conta no twitter para explicar a forma como festejou em campo:

- Comemoração de hoje: twitcam maluca. Obrigado, Senhor - escreveu o jogador, valendo-se de um vocabulário religioso que vinha usando pouco nas últimas semanas.

Com 38 pontos (a 10 do líder, mas com um jogo a menos), o Santos ainda pode sonhar com um novo título em 2010. Mais do que a goleada sobre um rival forte, a superação das turbulências provocadas pelo jovem craque autoriza o time a voos mais altos.

Do outro lado das expectativas, Dorival Júnior, novo técnico do Atlético-MG, teve uma estreia tensa. Se fosse um filme, seria daqueles em que o mocinho morre na sequência inicial. Na derrota em casa por 2 a 1 para o Grêmio, Jonas fez o primeiro gol tricolor antes dos 2 minutos, e Gabriel marcou o segundo aos 15. Doze mil torcedores testemunharam a tentativa de reação do Galo, mas o time mostrou que fugir do rebaixamento não vai ser nada simples. O Tricolor de Renato Gaúcho é um excelente exemplo para Dorival: tem a melhor campanha do segundo turno (supera o Cruzeiro no saldo de gols) e saiu de perto do rebaixamento para o décimo lugar, com 33 pontos.


Com 21 pontos, o Galo é o penúltimo colocado, à frente apenas do Prudente, 17 pontinhos. Goiás, com 24, e Atlético-GO, 26 pontos, completam a zona da degola. E a rodada trouxe como fato importante a presença de um vizinho inesperado nessa região: o Flamengo. No sábado, o campeão brasileiro do ano passado foi derrotado pelo Palmeiras no Engenhão por 3 a 1. E agora ocupa uma indesejável fronteira, dois pontos acima do também rubro-negro Atlético-GO. Os dois se enfrentam daqui a três rodadas, no Rio de Janeiro - mas antes o time de Silas vai ao Serra Dourada jogar contra o Goiás, e encara o Botafogo naquele que tem sido o principal clássico carioca dos últimos anos.


Do topo ao fundo da tabela, não deve faltar emoção neste terço final de Campeonato Brasileiro. Faltam apenas 13 rodadas, mais dois jogos adiados: Corinthians x Vasco e Santos x Inter. .


Time da Rodada: o Fluminense, conseguiu se recuperar e assumiu a ponta do campeonato novamente, jogando um bom futebol contra a equipe do Vitória lá no Barradão.

Jogador da Rodada: Conca, como joga bola esse Argentino... Já está ficando repetitivo eu ficar falando dos Argentinos no meu  blog, só eles que se destacam é? rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário