sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Resumo da 22º Rodada do Brasileirão.


A rodada # 22 foi das mais animadas do Brasileirão 2010 e superou até o clichê: teve de tudo um pouco... e muito mais. Teve goleada, zebra, duelo de líderes, gol salvador no último minuto, melhor média de gols no ano... e teve também um "monstro", que monopolizou a discussão pós-rodada.


O "monstro" em questão? Neymar. O craque falou "muitas e boas" para Dorival Júnior e ofuscou não só a vitória de virada do seu Santos sobre o Atlético-GO, mas até a vitória do vice-líder Corinthians sobre o líder Fluminense, no Rio. Tudo porque o treinador ordenou que Marcel cobrasse o pênalti sofrido pelo "enfant terrible" do Peixe, no fim da partida, quando o placar já era de 3 a 2 para o Alvinegro praiano sobre o Rubro-Negro goiano. Emérito perdedor de penais, o atacante arrumou a sua terceira confusão em quatro jogos disputados nos últimos 15 dias.

Parecia muito barulho por nada, mas René Simões, com muita educação, subiu o tom. Para o treinador do Atlético-GO, o futebol brasileiro corre o risco de estar criando um "monstro".


- Estou extremamente decepcionado. Poucas vezes vi alguém tão mal-educado desportivamente. Sempre trabalhei com jovens e nunca vi nada assim. Está na hora de alguém educar esse rapaz, ou vamos criar um monstro - disse o hiperbólico René Simões.

Porém, René Simões parece ter padecido do mesmo mal que Neymar, isso no jogo anterior do Dragão, contra o Fluminense. O árbitro Wallace Nascimento disse que o professor pecou exatamente no quesito educação, como mostra trecho da súmula da partida.

"'Vocês são safados, estão me roubando'. Comunico ainda que após sua expulsão, falou as seguintes palavras, cito: 'Esse árbitro tem que tomar no c...'"

Nesta quinta-feira, Neymar tentou dar um ponto final à polêmica. Constrangido, ele se disse arrependido, se desculpou com todo mundo, mas... pareceu em crise de identidade. Na terceira pessoa, disse que aquele Neymar, o da confusão, era outro.


- O Neymar de verdade não é o Neymar de ontem. O Neymar de verdade é o da alegria, com sorriso na cara, alegre e feliz - disse o projeto de monstro, mas, por enquanto, da bola, convenhamos.

Em crise ou não, o Santos segue em sexto com 34 pontos, a apenas sete do Flu - e tem um jogo a menos, ainda enfrenta o Inter pelo primeiro turno. Já o Dragão, em 18º com 20 pontos, segue sua inglória luta para deixar seu posto no Z-4 com outro time.
Bando de loucos faz a festa no Engenhão

Essa confusão toda pareceu papo de maluco? Talvez, mas doida mesmo ficou a torcida do Corinthians. No jogo mais importante da rodada, o time apoiado pelo bando de loucos bateu o Fluminense por 2 a 1, no Engenhão. Com o resultado, se igualou na pontuação ao Tricolor, ambos com 41. Porém, o time carioca segue líder graças ao gol de Washington, que garantiu um saldo superior ao do Timão. Mas os paulistas têm um jogo a menos, contra o Vasco no Rio, adiado no primeiro turno.


Jucilei e Iarley fizeram os gols corintianos que podem mudar a história do Campeonato. Para o primeiro, aliás, o Timão está com a faca e o queijo na mão.

- O título está praticamente nas nossas mãos. Não estávamos conseguindo bons resultados fora de casa, mas vencemos um adversário muito difícil - exagerou Jucilei, na empolgação pós-triunfo.

Do lado tricolor, coisa de maluco. Pelo menos para Marquinho, que apontou um paradoxo nas arquibancadas. Quando o time estava para cair, no ano passado, a torcida o apoiava. Agora que lidera, vaias.

- Falar como atleta é diferente do torcedor. Torcedor é clube, sentimento, mas nós, profissionalmente, não conseguimos entender muito - disse o apoiador.

Maluca de alegria ficou também a torcida do Cruzeiro. A equipe fez a quina e o prêmio foi generoso: ficar a um ponto do líder Fluminense. O time de Cuca venceu o Guarani por 4 a 2 , tem 40 pontos em terceiro lugar, vivinho na briga pelo título. Já o Bugre segue no meio da tabela: 29 pontos em décimo.


Mas a Raposa quase foi para o brejo. Após abrir 2 a 0, Cuca mexeu no time, que se perdeu e permitiu o empate. O treinador abusou da sinceridade ao falar sobre o susto sofrido após trocar um volante por um atacante.

- Assumo minha parcela de culpa. Eu poderia ter feito uma substituição mais conservadora. Eu poderia ter tirado o Henrique e colocado o Elicarlos. Mas como o jogo estava pedindo alguém para por a bola para dentro, coloquei o Farías - explicou.

Decepção mesmo foi o Botafogo. Muito desfalcado, o time foi goleado por 4 a 1 pelo Goiás, no Serra Dourada. Apesar da pancada, o time carioca caiu apenas para o quarto lugar e, com 37 pontos, segue tanto no G-4 como na luta pelo troféu. O Esmeraldino teve um pequeno motivo para comemorar: chegou aos 20 pontos e passou a lanterna para o Grêmio Prudente.


Na quinta-feira, o Inter nem precisou se esforçar muito para mostrar que pode entrar na briga pelo título. Com facilidade, venceu o São Paulo por 3 a 1, no Morumbi. Com 35 pontos em quinto, o Colorado ainda tem um jogo a fazer pelo primeiro turno. Já o Tricolor paulista parece não ter maiores ambições, em 12º com 28 pontos.

Fla, Palmeiras e Furacão e vencem

Mas se faltou emoção e sobrou futebol na vitória colorada, o Flamengo fez o contrário. Também fora de casa, o Rubro-Negro carioca penou para bater o Grêmio Prudente, mas o fez numa virada incrível. O time da casa fez 1 a 0 no primeiro tempo. Adriano Pimenta, autor do gol, foi expulso por comemorar com a camisa no rosto - já tinha amarelo e recebeu o vermelho.


Com um a mais durante toda a segunda etapa, o Rubro-Negro jogou de maneira sofrível. Mas se nada deu certo durante 85 minutos, bastaram mais nove para conseguir uma vitória de lavar a alma. Aos 40 minutos do segundo tempo, Diego Maurício empatou. Era o primeiro gol de um atacante após exatos 1.155 minutos.

Aos 49, no último minuto de acréscimo, Toró acertou o canto esquerdo e encerrou outro jejum: o de sete partidas sem vitória. Com o placar, a equipe chegou a 26 pontos em 14º, respirando na luta contra o descenso. O Prudente, por sua vez, amarga a lanterna, com 17.

Já Felipão foi um péssimo convidado na festa gremista. No aniversário de 107 anos do Grêmio, o Palmeiras venceu por 2 a 1 no Olímpico. Scolari, que teve o nome gritado pela torcida tricolor, viu seu time subir para 11º com 29 pontos. A equipe gaúcha segue com 26 em 13º.

Quem fez festa, mas sem fim desagradável para a torcida local, foi o Furacão na Arena da Baixada. O time venceu o Atlético-MG por 2 a 1 e, depois de ser atormentado pelo fantasma do rebaixamento, pode se dar ao luxo de sonhar com a Libertadores.: 31 pontos em sétimo. Já o Galo segue seu calvário, com 21 em 17º, dentro do Z-4.

Já o Vasco segue sua sina: empatar. Em casa, a equipe ficou no 1 a 1 com o Avaí. Foi o 11º empate do time, recordista ao lado do Palmeiras. O time cometeu muitos erros, novamente, como este ano vídeo ao lado de Éder Luís. Os cariocas também têm 29 pontos, como os alviverdes, mas estão em 11º no critério de desempate. O Avaí segue em queda livre, com 25 pontos em 15º.


Ah, e a média de gols? Foi a maior do Brasileirão 2010. Foram 35 em 10 partidas, média de 3,5 por confronto. Mas Vitória e Ceará não colaboraram. O zero a zero no Barradão deixou os baianos a um posto do Z-4, em 16º com 25. A equipe cearense está melhor, com 29 em oitavo.



Time da Rodada: Corithians, em um jogo basatabte disputado, a equipe paulista ganhou do Fluminense no Engenhão por 2 x 1.

Jogador da Rodada: Jucilei, Jogou muito contra o Fluminense, fez uma partida intocável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário